RTS

Acreditação hospitalar: entenda como ela traz mais reconhecimento ao seu hospital

A acreditação hospitalar é um processo de autoavaliação e avaliação externa, realizado por especialistas em gestão de hospitais. Por meio dela, é mensurado o desempenho das instituições de saúde de acordo com o que é esperado pelas agências reguladoras, investidores e, é claro, os pacientes.

Embora tenha um processo bem rigoroso de aprovação, o hospital que cumpre todas as normas é certificado e ganha um grande reconhecimento, já que os processos são avaliados com base nos padrões de excelência internacional. Sendo assim, podemos considerar que um hospital certificado é confiável e entrega um atendimento de qualidade.

Neste texto você vai entender mais sobre o processo de acreditação hospitalar e todos os benefícios que ela pode trazer. Boa leitura!

Quais são os objetivos da acreditação hospitalar?

O foco principal da acreditação está em trazer melhorias nos mais diversos setores do hospital. Mesmo que a instituição hospitalar não saia certificada em um primeiro momento, são direcionados diversos pontos de melhoria a serem trabalhados para que a certificação possa correr.

Confira a seguir quais são os principais objetivos da acreditação hospitalar.

Melhorar a administração

De acordo com o manual da ONA (Organização Nacional de Acreditação), uma instituição de saúde deve estar sempre atualizada, com metodologias didáticas que permeiem toda a equipe hospitalar.

Tudo isso traz mais clareza para quais são os resultados esperados, fazendo com que a melhora de performance hospitalar seja cada vez maior.

O processo de acreditação incentiva a organização de saúde a permanecer sempre atualizada, para, a partir disso, estar sempre preparada para alcançar e manter resultados satisfatórios.

Auxiliar na redução de erros médicos

Para garantir a segurança do paciente, os especialistas verificam quais são os protocolos de procedimentos direcionados para que os profissionais evitem o erro médico, além de analisar quais são os procedimentos indicados em caso de alguma intercorrência.

Também podemos reforçar que a acreditação ajuda a estruturar uma logística de informações, analisando todos os documentos registrados. Após essa minuciosa análise, são apontadas quais são as possibilidades de melhoria naquela instituição.

Assegurar um padrão de qualidade

O processo de acreditação analisa todo o processo de atendimento do hospital, desde o momento em que o paciente se registra até o momento da alta. Também é verificado se as tecnologias utilizadas estão atualizadas e se os treinamentos passados para a equipe são adequados aos padrões esperados.

O foco principal dessa análise é assegurar o bem-estar e satisfação do paciente, garantindo que ele terá o melhor atendimento possível dentro daquela instituição médica.

Garantir a segurança

Existem diversas diretrizes de segurança — validadas pelas comunidades científicas nacionais e internacionais — que asseguram que os procedimentos estão sendo executados da forma correta.

Ao seguir essas diretrizes, o paciente fica mais seguro, já que ficará menos exposto a possíveis erros médicos que podem causar infecções hospitalares e até mesmo fatalidades.

Quais são os tipos de acreditação?

Atualmente, existem dois tipos de acreditação hospitalar:

  • acreditação nacional: realizada pela Organização Nacional de Acreditação em parceria com o Ministério da Saúde, esse formato dá um certificado válido em todos os estados brasileiros. Nela, existem 3 diferentes níveis de acreditação, de acordo com o cumprimento das normas estabelecidas pela ONA:
  • nível 1: acreditado (o hospital cumpre todos os requisitos de segurança);
  • nível 2: acreditado pleno (o hospital cumpre todos os requisitos relacionados à gestão e segurança);
  • nível 3: acreditado com excelência (o hospital cumpre todos os requisitos com excelência).
  • acreditação internacional: é realizado por diversos órgãos independentes, como a Joint Commission International (JCI), National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO) ou QMentum. Essa acreditação tem validade internacional e é fiscalizada por alguns dos hospitais mais importantes do mundo.

Qual tipo de acreditação escolher?

Tudo vai depender de como é a atuação do hospital. Podemos ressaltar que quanto mais normas são cumpridas, maior será o desempenho da instituição. Ou seja, dependendo do caso, passar pelas duas acreditações pode ser extremamente benéfico para o reconhecimento do hospital.

Como a acreditação hospitalar impacta a visibilidade do hospital?

Cada nível de acreditação hospitalar deixa a instituição de saúde com mais visibilidade, afinal, ela garante que os processos dentro daquele hospital serão executados em nível de excelência. Tudo isso reduzindo a burocracia nos processos, fazendo com que os profissionais de saúde consigam melhorar sua produtividade e focar no que verdadeiramente importa: o paciente

Gostou do artigo e quer ficar por dentro de mais dicas sobre gestão hospitalar? Siga a RTS Rio nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade