RTS

A tecnologia como aliada na segurança do paciente

Quem trabalha com saúde sabe como é importante garantir a segurança do paciente. São vários os desafios enfrentados dentro dos hospitais, com diversos procedimentos de segurança a serem seguidos.

Com toda certeza, uma grande aliada na busca pelo melhor tratamento para os pacientes é a tecnologia, já que por meio dela é possível otimizar a rotina de diversos profissionais, visando prevenir danos e assegurar o bem-estar de todos.

Neste texto, você descobrirá a importância da tecnologia e como ela pode ajudar os hospitais a garantirem a segurança dos pacientes. Boa leitura!

Por que a tecnologia é tão importante para a área da saúde?

Um relatório divulgado nos Estados Unidos identificou que uma série de problemas nas internações contribuíram para que 180.000 óbitos acontecessem em um ano. Um número tão absurdo tornou urgente a necessidade de reduzir os erros na assistência à saúde.

A segurança do paciente é posta em risco quando exposta a erros como dosagem errada, quedas, problemas na comunicação da equipe médica, contaminação, demora no atendimento, diagnóstico incorreto, etc. As consequências são diversas:

  • maiores taxas de infecções;
  • maior tempo de internação;
  • óbitos.

Dessa forma, a tecnologia favorece — e muito — o atendimento e tratamento de pacientes, uma vez que por meio dela os procedimentos se tornam mais otimizados, seguros e confiáveis, e os processos ficam menos suscetíveis a erros humanos.

Como a tecnologia pode ajudar na segurança do paciente?

Do momento do cadastro até a internação, o uso de ferramentas tecnológicas faz com que os hospitais melhorem a velocidade de atendimento e asseguram que cada pessoa receberá o tratamento ideal. Confira a seguir algumas dicas para melhorar a segurança do paciente dentro de um hospital.

Big Data

O Big Data é uma área que estuda como tratar altos volumes de dados, algo muito comum em hospitais.

Por meio dele, é possível fazer um monitoramento contínuo das informações hospitalares, desde controle de estoque até acompanhamentos de internação.

Com o monitoramento de ações, torna-se mais fácil prever alguns padrões e tomar atitudes preventivas, evitando riscos e garantindo maior segurança ao paciente.

Prontuário Eletrônico do Paciente

Enquanto antigamente eram necessárias pilhas e mais pilhas de papéis para documentar todas as fichas de pacientes, os Prontuários Eletrônicos deixam as informações de cada paciente a um clique de distância.

Em um conjunto de Big Data + Prontuários Eletrônicos, existe uma alta possibilidade da personalização do atendimento, uma vez que se torna possível entregar muito mais informações sobre o paciente de forma rápida, garantindo que todo seu histórico seja acessado quando houver necessidade.

Essa tecnologia também permite que pacientes encaminhem informações diárias aos seus médicos, assegurando maior segurança sem a necessidade de sair de casa.

Equipamentos mais avançados

À medida que a tecnologia avança, os equipamentos vão se tornando cada dia mais seguros, indolores e grandes aliados na prevenção, detecção, combate e tratamento de doenças.

Além de garantir um melhor atendimento ao paciente, esses equipamentos também promovem agilidade nos processos, trazendo mais produtividade para a equipe do hospital, uma vez que eles podem ser integrados com os sistemas utilizados fazendo com que a transferência de dados seja bem mais rápida.

Quanto mais avançado e de qualidade é um equipamento médico, maior a segurança será transmitida aos seus pacientes, já que eles sentirão que estão recebendo os cuidados em um lugar que realmente se preocupa com sua saúde e seu conforto. 

Por isso, a tecnologia deve sempre andar de mãos dadas com uma equipe preparada e apaixonada pelo que faz, pois, dessa forma, o resultado sempre será um trabalho muito bem feito, que assegura o bem-estar e a segurança do paciente.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre como equipamentos médicos avançados podem trazer melhorias ao seu hospital? Nos siga nas redes sociais: estamos no Facebook e Instagram.

 

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade