RTS

Comprar ou alugar equipamentos médicos? Descubra qual a melhor opção

Seja na hora de montar uma clínica, equipar um bloco hospitalar ou renovar os equipamentos já existentes que se tornaram obsoletos, é comum que os médicos e gestores apresentem dúvidas como: comprar ou alugar equipamentos médicos.

Essa é uma decisão estratégica que pode alterar a qualidade do atendimento, tempo de tratamento e também custos envolvidos. Com o planejamento adequado, é possível entender qual a necessidade da instituição, permitindo a escolha certa entre comprar ou alugar equipamentos médicos.

A seguir, vamos falar sobre os principais benefícios de cada modalidade, e como elas podem contribuir para sua clínica ou hospital, ajudando você a realizar a decisão correta. Continue a leitura para acompanhar!

Comprar ou alugar equipamentos médicos?

Para decidir entre comprar ou alugar equipamentos médicos, é importante entender um pouco mais sobre essas duas possibilidades financeiras. Para médicos em início de carreira e hospitais que não possuem montante suficiente, o aluguel é uma excelente escolha.

Contudo, mesmo para aqueles que apresentam receita suficiente e estabilidade, investir no aluguel de materiais e equipamentos pode ser a melhor saída. Isso porque é sempre muito importante pensar nos outros custos envolvidos, como a manutenção, assistência técnica necessária e troca por versões mais modernas e atualizadas.

Compra de equipamentos médicos

A compra dos equipamentos garante seu uso até o fim da vida do aparelho, sem a necessidade de devolução ao final do contrato. No entanto, para isso, é preciso que o hospital ou clínica mantenha uma equipe especializada para ajustes e manutenção destes itens, ou terceirize esse serviço. Além disso, a gestão deve ter amplo conhecimento dos equipamentos.

Essa é a primeira opção dos gestores, afinal, é a mais comum entre as instituições. De forma geral, a compra de equipamentos médicos permite que os profissionais e pacientes tenham acesso à tecnologia avançada de forma segura.

A funcionalidade dos equipamentos médicos adquiridos é garantida por anos. No entanto, ao comparar os detalhes para decidir entre comprar ou alugar equipamentos médicos, outros fatores devem ser considerados, como a manutenção preventiva e assistencial, treinamento especializado, disponibilidade de renovação por modelos mais atuais, além da rápida substituição em casos de falha.

Aluguel de equipamentos médicos

Já o aluguel de equipamentos médicos é uma alternativa que conquistou o mercado da medicina há alguns anos por sua praticidade, economia e qualidade. O aluguel permite que o gestor solicite o equipamento somente durante o período de maior uso, sem que o item se torne obsoleto.

Ao alugar equipamentos o gestor não precisa ter conhecimento profundo sobre cada um deles, visto que a empresa escolhida deverá ser responsável por isso. Além disso, a aquisição por meio de aluguel apresenta diversas vantagens que superam a compra e ajudam a tornar a escolha mais fácil. Confira.

Economia

Quando não é necessário comprar equipamentos hospitalares, a economia de recursos é maior, ainda que à primeira vista não pareça. Ao alugar por um tempo determinado, é possível escolher além do local em que as máquinas e outros itens devem ficar, como também o tempo.

Dessa forma, o gestor pode obter economia dos recursos que muitas vezes seriam gastos em equipamentos que se tornam ultrapassados rapidamente. A compra também inclui gastos com manutenção e consertos. Já na locação dos itens, esses gastos devem ser de  responsabilidade da empresa, oferecendo maior economia às clínicas e hospitais. Com isso, é mais fácil realizar o planejamento financeiro e destinar os recursos para setores que mais precisam, além de contribuir para diminuir os custos repassados ao paciente.

No entanto, fique atento, pois não são todas as empresas de aluguéis de equipamentos médicos que ficam responsáveis pela manutenção do equipamento, o que não é o caso da RTS Rio.

Uso conforme a necessidade

O fluxo de pacientes em clínicas e hospitais é imprevisível, assim, um dos desafios da gestão é oferecer todos os equipamentos necessários para suprir a demanda de cuidados durante todo o ano.

Por isso, ao escolher entre comprar ou alugar equipamentos médicos, a locação traz a vantagem de adquirir máquinas somente quando for preciso, sem a necessidade da compra de equipamentos específicos, utilizados com pouca frequência.

Consistência na tecnologia utilizada

Muitas vezes a tecnologia usada em equipamentos de diferentes fornecedores não é a mesma. Por isso, estes materiais podem ser um desafio para os profissionais que estão habituados a somente um fabricante.

Ao alugar materiais sempre da mesma marca ou modelo, a equipe pode garantir um atendimento seguro, considerando que erros não acontecerão devido à falta de conhecimento em relação ao equipamento. Além disso, é importante escolher empresas que ofereçam padronização das máquinas e treinamentos especializados.

Assistência e substituição imediata

Ao comprar um equipamento médico, é preciso entender que a manutenção e substituição pode ser exigida a qualquer momento, demandando o gestor meios financeiros para isso. Já na locação, a empresa deve oferecer total assistência ao hospital ou clínica.

Dessa forma, em caso de falhas, o equipamento será substituído em pouco tempo, sem comprometer o atendimento ou tratamento dos pacientes. Da mesma forma, a manutenção preventiva é realizada periodicamente, diminuindo as chances de necessidade de reparo.

Novas tecnologias

Por fim, uma das maiores vantagens que devem ser observadas no momento de escolher entre comprar ou alugar equipamentos médicos está no uso de novas tecnologias. O aluguel permite que o hospital tenha sempre novos aparelhos para auxiliar no diagnóstico, exames e tratamentos.

Isso porque, as empresas se comprometem com a renovação contínua da tecnologia assim que elas chegam ao mercado, ação que se torna impossível com a compra. Outra vantagem é que a padronização dos fornecedores na atualização contribui para melhorar o serviço prestado.

RTS-RIO: soluções inovadoras no aluguel de equipamentos

Ao escolher entre comprar ou alugar equipamentos médicos, é fundamental escolher uma empresa qualificada nesta área, com experiência e poder de inovação no mercado. Por isso, nós da RTS somos uma das maiores empresas de soluções inovadoras para promoção de saúde no Brasil.

Ao ajudar na viabilização de diferentes unidades de saúde, sejam elas públicas ou privadas, por meio da venda, locação, gestão e serviços em equipamentos hospitalares, nosso objetivo é manter os leitos hospitalares sempre em funcionamento, permitindo que os clientes tenham somente uma preocupação: o cuidado com a saúde dos pacientes

Na gestão integrada de leitos da RTS, você acompanha o conceito da economia compartilhada, em que são adquiridos os benefícios do uso dos equipamentos. Dessa forma, é possível manter leitos em operação utilizando tecnologia moderna e sempre atualizada, garantido os melhores resultados.

Com uma equipe de mais de 50 profissionais, entre engenheiros, técnicos e outros colaboradores, realizamos mais de 700 atendimentos por mês, atuando em áreas desde a prestação de serviços relacionados a contratos a atendimentos de manutenção preventiva e corretiva, além de suporte e assistência técnica. Conheça nossos serviços oferecidos:

  • contratos personalizados de manutenção preventiva, corretiva e calibração, ofertando sempre um formato que melhor atenda a necessidade do cliente;
  • gestão dos atendimentos ao cliente em tempo real;
  • venda de peças originais;
  • amplo estoque de peças visando a agilidade no atendimento.

Você pôde acompanhar na leitura de hoje os principais fatores que vão ajudar na decisão entre comprar ou alugar equipamentos médicos. Por isso, não perca tempo. Busque uma empresa especializada e conceituada como a RTS na hora de alugar materiais e máquinas para sua instituição.

Quer saber mais sobre nossa empresa? Então, visite nosso site e conheça as opções de equipamentos para alugar na RTS!

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade