RTS

Manutenção preventiva de equipamentos médicos: entenda sua importância

Delegar a manutenção preventiva de equipamentos médicos é uma parte do trabalho do Gestor Hospitalar que envolve detalhes e cuidados muitas vezes despercebidos.

Entretanto, não é por esse motivo que ela pode ser negligenciada. Pelo contrário: no primeiro sinal de problema, o Gestor certamente será questionado e responsabilizado pelas consequências da falha.

Você sabe como funciona a manutenção preventiva? Para ajudar nessa missão, destacamos no post de hoje a importância de adotar as medidas preventivas e alguns dos pontos que merecem mais atenção. Confira!

O que é a manutenção preventiva?

Como o nome diz, realizar a manutenção preventiva é se antecipar às possibilidades de problemas dos equipamentos hospitalares, garantindo que eles funcionem sempre dentro dos padrões indicados pelos fabricantes e pela OMS.

Durante a manutenção, diversos pontos devem ser verificados, confira alguns deles agora.

Calibragem e precisão

Máquinas mal configuradas podem gerar resultados nebulosos, fazendo com que exista a necessidade de refazer o exame e até aumentar o risco de acidentes e eventos adversos durante a realização dos procedimentos.

 Estes fatores contribuem para a redução da segurança dos pacientes e colaboradores e trazem um aspecto negativo financeiramente, além de expor a instituição em caso de falhas e acidentes graves.

Redução do número de pacientes por dia em determinados exames

Um equipamento que não recebe a manutenção necessária tem a sua vida útil reduzida. Ou seja, ao longo do tempo, ele não conseguirá atender tão bem as demandas, o que vai forçar o hospital a reduzir o número de atendimentos e procedimentos ou substituir o equipamento, o que trará impacto direto nos resultados da unidade.

Cancelamento de atendimentos

Pior do que diminuir o número de atendimentos é ter que pausá-los por completo por tempo indeterminado. Quando um equipamento apresenta falha, ele precisa ser enviado  para a manutenção, comprometendo todo o processo de atendimento do hospital.

Por que é importante agir de maneira preventiva?

A manutenção preventiva é a peça-chave para três aspectos de um hospital: segurança, organização e economia. Ela tem por objetivo a realização de reparos periódicos nos equipamentos hospitalares, de forma que lhes assegure maior vida útil e evite transtornos causados por possíveis problemas, garantindo mais segurança a todas as pessoas que terão contato com estes equipamentos.

Segurança

Imagine um paciente que chega para fazer um exame urgente e o equipamento não liga, ou até mesmo um acidente de trabalho causado por uma máquina que não estava calibrada corretamente.

A finalidade da manutenção periódica é impedir todos esses problemas, visto que são drasticamente reduzidos quando há um acompanhamento frequente e feitos os reparos necessários. Sem contar, ainda, a exposição de todos os pacientes e colaboradores a riscos ao bem-estar próprio.

Organização

Por meio da manutenção preventiva, é possível manter um cronograma de vistorias nos equipamentos, garantindo que eles sempre estarão funcionando na melhor performance possível.

De forma organizada, fica mais fácil garantir que todos os pacientes terão o melhor e mais seguro atendimento, além do fato que nenhum agendamento será feito no dia em que está agendada a manutenção da máquina.

Economia

Avarias e danos permanentes nos equipamentos hospitalares saem muito mais caros do que uma vistoria de manutenção preventiva.

Garantindo, de forma periódica, que o seu equipamento sempre estará funcionando da melhor forma possível, fica muito mais difícil que alguma máquina passe por uma pane e deixe sua equipe na mão.

Ou seja, além da economia, o retorno financeiro se torna ainda mais positivo, uma vez que o dinheiro que precisaria ser envolvido em consertos poderá ser aplicado em melhorias e aquisição de novas tecnologias para o hospital, o que atrairá mais pacientes.

A manutenção preventiva de equipamentos médicos é uma peça fundamental para a gestão hospitalar, uma vez que ela certifica que todos os recursos funcionem perfeitamente, garantindo a segurança de todos os envolvidos.

A RTS oferece atendimentos avulsos de manutenção preventiva e contratos com a locação de equipamentos médicos. Composta por uma equipe de quase 50 profissionais, entre engenheiros, técnicos e back office, a RTS Rio realiza mais de 700 atendimentos por mês, atuando na locação de equipamentos médicos, prestação de serviço técnico, manutenção preventiva, corretiva e calibração,  além de suporte e projetos de gestão integrada.

Se você quer saber mais sobre gestão hospitalar e cuidados com equipamentos médicos, assine a nossa newsletter!

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare