RTS

Calibração de equipamentos hospitalares: por que realizar?

Quando compramos ou alugamos um equipamento médico, nossa expectativa é que ele funcione bem e dure o máximo de tempo possível. Para que isso seja realidade, a calibração de equipamentos é muito importante.

É ela que vai garantir de forma preventiva que o equipamento esteja em condições de utilização, sem falhas que possam causar erros médicos e até mesmo acidentes com os pacientes e sua equipe, o que é diferente do caso de ajustes, realizados quando já há algum problema com a máquina.

Neste artigo, mostraremos a importância da calibração de equipamentos hospitalares para a instituição, além de algumas dicas para mantê-la sempre em dia. Acompanhe!

Por que a calibração de equipamentos é importante?

Não existem mais dúvidas a respeito da importância das máquinas e equipamentos para os hospitais. Elas trouxeram precisão, agilidade, e são capazes de facilitar e muito a rotina das equipes médicas. Entretanto, é preciso fazer manutenções preventivas para assegurar seu bom funcionamento.

Garante segurança

Quando estamos falando de equipamentos hospitalares, falamos de máquinas utilizadas para melhorar a saúde de milhares de pacientes, logo, não há espaço para falhas. Um paciente que recebe um diagnóstico errado por conta de uma falha na calibração do equipamento pode acabar tomando uma medicação incorreta e agravar seu caso.

Evita problemas judiciais

Além das complicações relacionadas ao principal pilar, que é a saúde e o bem-estar do paciente, outro ponto importante é que os erros causados por conta da falta de calibração podem fazer com que o hospital seja processado e, até mesmo, perca sua licença de atuação de acordo com a gravidade do caso.

Por isso, a calibração de equipamentos é uma questão tão sensível. Além de manter a imagem da instituição e assegurar que o paciente receba exatamente aquilo que precisa, ela tem outras funções importantes.

Os erros não intencionais podem causar os prejuízos que acabamos de mencionar: clientes insatisfeitos, danos à imagem da empresa e perdas financeiras. Já os erros intencionais são considerados fraude e abrem brecha para processos judiciais com todos os tipos de perda que isso pode acarretar.

Aumenta a vida útil dos equipamentos médicos

A durabilidade do equipamento depende de uma manutenção preventiva correta, que garantirá, entre outras questões importantes, que o equipamento forneça medidas corretas. Uma calibração inadequada provoca desgaste nas peças e reduz a vida útil do equipamento.

Garante a precisão dos resultados

Quando feita de forma periódica, a calibração de equipamentos hospitalares faz com que o equipamento funcione perfeitamente conforme as especificações do fabricante, assegurando que os resultados e diagnósticos serão cada vez mais acertados.

Redução de custos com manutenções corretivas

Ao receber pequenos ajustes de calibração ao longo do tempo predeterminado, a máquina performará muito bem, o que faz com que exista cada vez menos necessidade de manutenções corretivas. Lembrando que esse tipo de correção pode ser demorado, afinal, pode envolver troca de peças e outras atividades complexas.

A área de Assistência Técnica da RTS Rio, composta por uma equipe de quase 50 profissionais, entre engenheiros, técnicos e back office, realiza mais de 700 atendimentos por mês, atuando na prestação de serviço técnico a contratos e atendimentos avulsos de manutenção preventiva, corretiva e calibração, além do suporte a nossa área comercial e aos projetos de gestão integrada.

Quer saber mais? Acesse o nosso site agora mesmo!

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade