Assim como para um casal de namorados ou grupo de amigos, um bom relacionamento com fornecedores é a principal chave para um vínculo duradouro. Hoje, ao se construir uma relação criteriosa e também estratégica entre as partes envolvidas, é possível elevar o potencial de negócios e garantir muitos benefícios.

Os gestores hospitalares devem se envolver diretamente no processo, assim como ficar atentos a alguns critérios indispensáveis no ambiente competitivo atual, como inovações, dinamismo, tecnologias, tendências, valores e prazos.

Entretanto, mais desafiador do que isso, é entender como conseguir manter um bom relacionamento com fornecedores diferentes e numerosos, que são extremamente fundamentais dentro do meio produtivo do hospital. Um convívio sadio entre uma organização e seus provedores pode trazer vantagens como preços mais competitivos, prazos mais flexíveis, aumento no poder de barganha, maior segurança e confiança entre ambos e muito mais.

Para alcançar essas e outras vantagens, uma gestão de projetos bem realizada é primordial. Então, que tal saber as principais dicas para manter a boa relação com seus fornecedores? Para isso, acompanhe este artigo até o final! Vamos lá?

Alinhe processos

Antes mesmo de começar a realizar suas compras, é interessante conversar com o seu provedor, mostrar a ele sua programação de estoque e indicar os melhores períodos para recebimento da mercadoria. Além disso, compartilhar sua agenda de suprimentos e mostrar que está aberto a um trabalho em conjunto é essencial para que ambos saiam satisfeitos.

Uma forma de agilizar os processos e reduzir custos é por meio da implantação de softwares que facilitam a troca de informações. Com tal tecnologia é possível, por exemplo, acionar automaticamente um parceiro de forma digital, sem a necessidade de utilizar telefone ou e-mail! Afinal, tempo é dinheiro, não é mesmo?

Estabeleça uma comunicação clara

As expectativas dentro de qualquer relação devem ser recíprocas, e isso não seria diferente entre uma empresa e seus fornecedores. Para atendê-las, portanto, é necessário que as duas partes interessadas possam compreender facilmente o que cada lado espera.

Dessa forma, o ideal é criar um planejamento de comunicação (não é necessário nada rebuscado ou longo), que deixe claro as oportunidades, desafios, concessões e outros pontos importantes para a sua gestão. Além disso, é importante ter bem definido os canais de comunicação a serem utilizados para que não haja dúvidas em relação ao serviço.

Por isso, converse bem com a sua equipe, peça para que o time de marketing crie informativos e, se preciso, faça visitas técnicas para que estejam sempre alinhados. Além disso, utilize estratégias online e offline, se preciso!

Tenha uma boa relação de troca

Saiba negociar! Uma forma de conseguir uma relação boa e duradoura é procurando por negociações “ganha-ganha”, ou seja, em que ambas as partes cedam em alguma coisa, mas que, no final, as duas sejam beneficiadas. O lado bom de tal negociação é que, mesmo que nenhum dos lados tenha 100% de seus pedidos concedidos, um ouvirá o outro para tentar chegar a um denominador comum.

Para isso, antes de firmar a parceria, estude e compreenda as condições propostas: se os valores se encaixam no seu orçamento, se os prazos de entrega casam com as datas que sua empresa necessita, se existe flexibilidade de pagamento, como é feito o armazenamento, entre outros. Dessa forma, será possível escolher o fornecedor que melhor atenda às suas necessidades, evitando possíveis incompatibilidades no futuro.

Priorize o custo-benefício

Com a concorrência cada vez mais acirrada no mercado, você poderá encontrar valores distintos. Mas fique atento: desconfie de fornecedores que têm preços muito abaixo das demais empresas do ramo. Lembre-se sempre que o barato pode sair caro, se você tem um bom fornecedor com valor justo, saiba que barganhar demais pode acabar em problemas.

A dica aqui é pesquisar. Se possível, consulte outros empreendedores antes de fechar uma compra e analise a qualidade dos produtos ou serviços, questionando pontos técnicos do que está sendo ofertado. Também é importante ter a consciência de que valores muito altos podem não refletir em uma qualidade esperada.

Cautela nas negociações é a palavra-chave para você fazer uma boa escolha de fornecedor, então leve sempre em conta o custo-benefício do que está sendo oferecido. Veja ainda se há flexibilidade nas formas de pagamento — ou seja, se o fornecedor está mesmo aberto a negociações. Dessa forma, você já garante um bom relacionamento com fornecedores.

Seja um bom cliente

Não é porque você está no papel de cliente que o fornecedor deverá acatar pedidos fora do combinado, ou até mesmo lidar com grosserias. Por isso, certifique-se de saber alguns detalhes que farão toda a diferença para que sua empresa seja vista como um bom cliente: quando será possível realizar novos pedidos, quando poderá incrementar algo novo, se é possível fazer alguma mudança imprevista, etc.

É claro que, para manter um bom relacionamento com fornecedores, ambos podem ceder um pouco se houverem emergências. Contudo, não exagere! Caso a exceção vire regra, o fornecedor pode se sentir em desvantagem e até desistir da parceria. Nesse momento é bom lembrar do famoso dito popular: “o combinado não sai caro”.

Acompanhe os KPIs de desempenho de seus fornecedores

Por mais contraditório que pareça, analisar bem os índices de desempenho de todos os fornecedores é uma ótima forma de estreitar a relação. Sabe como? Os KPIs são os indicadores-chave de performance, e com eles é possível criar metas dentro da empresa. Ao ter um objetivo claro, é possível criar maior sinergia com os provedores: saber exatamente o que pedir a eles, e compreender se o que está sendo entregue é o esperado ou se são necessárias melhorias.

Por exemplo, se o hospital compra uma grande leva de luvas descartáveis, é possível estabelecer como KPIs: prazo de entrega, qualidade do material, porcentagem de peças com defeito, número de peças corretas e incorretas, etc. Assim, você consegue avaliar com mais precisão o desempenho do fornecedor, e trabalha com uma comunicação mais clara e eficaz ao realizar novos pedidos. Por isso, entenda bem como medir os resultados de suas estratégias!

A relação com seus provedores pode ser boa, mediana ou ruim. Com a primeira opção, sua empresa terá diferentes benefícios relacionados a preços, prazos e entrega, o que impactará positivamente na parte financeira do seu negócio. Hoje, fazer alianças fortes é uma fonte de vantagem competitiva, principalmente quando está associado a matérias-primas.

Alinhar processos, definir uma comunicação fluida, saber negociar, entender os limites dos parceiros e acompanhar suas performances são formas de garantir um saudável relacionamento com fornecedores. Mas, recorde-se de que tais dicas devem ser aplicadas durante todo o vínculo, e não somente em um primeiro contato, para que sua credibilidade e simpatia cresçam perante o parceiro.

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