A auditoria hospitalar é uma espécie de vistoria voltada para a análise de atividades realizadas dentro destas instituições, de modo a verificar se essas atividades desempenhadas seguem o planejamento prévio.
Conhecer os aspectos e a importância da auditoria hospitalar é fundamental, afinal, isso pode ajudar na gestão da instituição. Desempenhando papel essencial na melhoria da qualidade do atendimento prestado, conhecer os tipos de auditoria e seu impacto pode ser essencial.
Além de beneficiar pacientes, a auditoria hospitalar garante que normas e regulamentos sejam seguidos. Para isso ser realizado, documentos e processos são analisados ao longo do levantamento de informações, garantindo a conformidade dos atos.
Consequentemente, a auditoria pode identificar pontos falhos, oferecer soluções e tornar serviços prestados mais eficazes, auxiliando na otimização dos recursos. A seguir, conheça os diferentes tipos de auditoria hospitalar e sua importância para cada instituição!
O que é auditoria hospitalar?
A auditoria hospitalar é o estudo ou conjunto de avaliações relacionadas à eficiência dos processos e atividades de uma instituição de saúde. Ela tem como objetivo gerar dados relevantes, demonstrando a melhor maneira de agir diante do objetivo estratégico e de necessidades específicas.
A auditoria pode ser feita de forma contínua, externa e interna. Entre os motivos para ser realizada, estão a obtenção de certificação de qualidade para a instituição, melhoria em procedimentos e cumprimento de disposições.
Qual é a finalidade da auditoria hospitalar?
A auditoria hospitalar tem, entre seus objetivos, a prevenção e identificação de má conduta, equilibrar padrões e resultados obtidos com a prestação de serviços e mensuração do desempenho dos colaboradores, além disso, a auditoria hospitalar também deve:
- Evitar o uso inadequado de serviços;
- Definir normas para funcionamento e desempenho de serviços terceirizados ou próprios;
- Controlar a qualidade;
- Fiscalizar contratos da instituição;
- Aperfeiçoar os procedimentos administrativos, técnicos e éticos dos profissionais da saúde;
- Garantir a qualidade dos serviços disponibilizados;
- Promover o processo educativo dos integrantes da equipe.
Desse modo, a auditoria hospitalar se torna uma ferramenta de gestão muito eficiente, considerando sua capacidade de colaborar de forma direta com a aplicação apropriada dos recursos, em benefício da qualidade dos serviços e procedimentos realizados na instituição.
Qual a importância da realização de uma auditoria hospitalar?
A auditoria hospitalar é uma forma de otimizar a gestão da instituição, visto que é alimentada com informações objetivas e concretas. Essa é a maneira de entender quais são os pontos fortes e fracos que o hospital deve melhorar, além de realizar uma análise de contas.
Outro motivo que torna a prática necessária é sua capacidade de identificar falhas, sabendo quais são os principais problemas da instituição. Assim, é mais fácil definir o que deve ser priorizado e os impactos das ações. Com a mesma importância, a auditoria permite reduzir os custos do hospital, evitando desperdícios e melhorando a lucratividade.
Como é realizada uma auditoria hospitalar?
Além de entender o que é a auditoria hospitalar, é fundamental saber como esse processo é realizado. Ela pode ser feita de modo obrigatório ou eletivo. Uma equipe de auditores deve ser composta por profissionais internos, externos, ou de forma mista. Seja qual for a situação, a análise da instituição deve ser feita de maneira objetiva e imparcial, com propósito de avaliar tudo de forma meticulosa.
Na auditoria hospitalar são usadas checklists de indicadores para cada etapa, junto com a coleta de dados de profissionais e pacientes. Ao final, as informações são usadas para que se possa analisar quais os setores merecem atenção e o que deve ser feito.
Quais são os tipos de auditoria hospitalar?
De acordo com o objetivo da realização e do processo a ser analisado, a auditoria hospitalar pode ser dividida em diferentes formas. Veja a seguir quais são os principais tipos utilizados dentro das instituições de saúde.
Preventiva
A auditoria preventiva é realizada de maneira antecipada, antes mesmo de um processo ser colocado em prática. Essa modalidade repassa as etapas associadas ao procedimento, realizando a análise para entender se é viável e se aquilo atende às necessidades.
Veja pelo exemplo: um hospital vai investir em um novo software para gestão de leitos hospitalares. Considerando que o processo vai afetar a experiência de todos, não deve ser aplicado logo no início. Portanto, uma auditoria preventiva é feita para alinhar os pontos que ainda devem ser definidos, de modo a melhorar o atendimento.
Analítica
A auditoria analítica tem como ideia reconhecer, de forma precisa, os pontos mais difíceis, riscos e oportunidades. Para isso, é necessário realizar um estudo completo de informações coletadas. Não se trata apenas de obter informações, mas também de analisá-las diante do contexto para que seja possível entender quais pontos podem ser melhorados no hospital.
Operacional
Já a auditoria operacional é voltada para as atividades do dia a dia e rotina hospitalar, tendo como foco as etapas de atendimento ao paciente, desde a recepção até o momento da alta. A auditoria operacional inclui processos e objetivos como melhorar a qualidade de atendimento, e evitar problemas causados com o envio de dados para convênios, por exemplo.
Principais benefícios de realizar uma auditoria hospitalar
A auditoria hospitalar ajuda na redução de custos, proporcionando o uso consciente de recursos disponíveis na instituição. São muitas as vantagens que essa prática oferece, tornando o seu processo fundamental para o bom funcionamento das atividades e processos. Os benefícios da prática envolvem:
- Identificação e correção de falhas nas atividades e processos;
- Incentivo na participação ativa dos colaboradores;
- Possibilidade de avaliação dos serviços prestados;
- Ajuda no crescimento financeiro sustentável da instituição;
- Melhoria na qualidade do atendimento.
Como o uso da tecnologia e a terceirização de serviços podem ajudar na auditoria hospitalar?
A auditoria hospitalar é uma excelente ferramenta que auxilia na gestão de instituições de saúde. Por isso, aplicá-la de forma correta contribui na melhora da saúde financeira, otimizando a aplicação de recursos e identificação dos gargalos operacionais a serem corrigidos.
Além disso, o processo fornece indicadores de saúde que ajudam a elaborar soluções eficazes para a instituição. Desse modo, os gestores podem melhorar a qualidade dos serviços prestados ao paciente, sem que a saúde financeira do hospital seja afetada. Contudo, realizar uma auditoria hospitalar de maneira eficaz ainda é um desafio de muitas instituições. Alguns aspectos podem tornar a auditoria um processo desanimador, como:
- Dificuldade em monitorar pacientes internados;
- Demora no envio e análise das informações obtidas;
- Excesso de informações desorganizadas na instituição;
- Falta de padronização e segurança;
- Inúmeras ferramentas;
- Retrabalhos.
Com a terceirização de serviços como a assistência técnica, treinamento de equipe e gestão de leitos, você pode focar no gerenciamento do hospital e realização das auditorias hospitalares.
Gostou deste conteúdo? Então, confira também os 5 principais cuidados com equipamentos hospitalares!