Com a tecnologia evoluindo a cada momento, fica mais difícil conhecer e se atualizar sobre as novidades do mercado, não é mesmo? Acontece que para quem trabalha com saúde, a atualização dos equipamentos se torna não só uma necessidade, mas uma verdadeira missão para salvar vidas.

É muito importante que os hospitais contem com tecnologias de ponta, preparadas para oferecer diagnósticos rápidos, tudo isso da forma mais confortável possível para o paciente. Uma das maneiras de fazer isso acontecer do melhor modo possível é alugando equipamentos médicos.

Neste conteúdo você vai descobrir quais são as vantagens de alugar equipamentos médicos para o seu hospital. Boa leitura!

1. Utilização de tecnologia de ponta

Uma das principais vantagens de alugar equipamentos médicos é que você não precisa ficar com máquinas obsoletas em seu hospital.

À medida que o mercado vai evoluindo e equipamentos mais modernos surgem, a troca poderá ser feita pela empresa fornecedora, garantindo que o hospital tenha sempre o que há de mais moderno disponível para atender seus pacientes.

As vantagens da utilização de máquinas de última tecnologia são inúmeras, entre elas, podemos listar:

  • maior precisão em diagnósticos;
  • mais conforto para os pacientes;
  • menor risco de erros médicos;
  • maior produtividade para os colaboradores do hospital.

2. Economia

A grande verdade é que a compra de equipamentos médicos aumenta bastante os gastos de um hospital. Na compra, é necessário um grande investimento para adquirir todas as máquinas de ponta de uma vez.

Com a locação, isso não acontece. O gestor hospitalar consegue se organizar melhor para fazer a locação das máquinas, pagando apenas o valor que é compatível por aquilo que é necessário.

Por meio dessa economia, é possível utilizar esse dinheiro para investir em outras melhorias dentro do hospital, desde o aumento dos salários dos colaboradores, até reformas em alas que estejam precisando de um upgrade.

3. Assistência técnica e garantia

Você sabe o que acontece quando a gestão não se atenta à manutenção dos equipamentos? As consequências observadas são negativas em ambos os pontos de vista: do gestor e do paciente.

O impacto mais grave é na assistência em saúde. Um aparelho mal calibrado e com falhas no funcionamento, por exemplo, não deve ser considerado uma fonte segura para auxiliar no diagnóstico.

Um ponto importantíssimo quando o assunto é equipamento médico, com certeza, é a assistência técnica. Aqui, não estamos falando apenas de reparos quando necessário, mas, sim, da manutenção preventiva dos equipamentos.

Quando você opta por alugar um equipamento médico, recebe a possibilidade de contar com uma equipe especialista para realizar manutenções preventivas periódicas, além de darem todo o suporte em caso de defeitos.

4. Troca rápida dos equipamentos defeituosos

Se apenas um reparo não for suficiente para que o seu equipamento volte a funcionar, o hospital não ficará no prejuízo!

Por ser um equipamento alugado, você terá em contrato qual o tempo máximo para a substituição do equipamento por uma máquina igual, ou melhor.

Sendo assim, existe a garantia de que tudo volte a funcionar o quanto antes, para que a rotina do hospital não seja afetada por causa de problemas técnicos.

5. Possibilidade de aumentar a gama de serviços ofertados

Como dito anteriormente, a compra de um equipamento médico pode ter um custo bem elevado, enquanto a locação faz com que o valor reduza bastante.

Essa redução de investimento permite que a equipe de gestão hospitalar analise novas oportunidades de mercado, disponibilizando novas especialidades e exames para os pacientes, tudo isso de forma muito mais econômica.

6. Maior produtividade da equipe

Tendo um time terceirizado para realizar treinamentos, vistorias e manutenções dos equipamentos hospitalares, as máquinas já ficam com as pré-definições prontas, além da possibilidade da extração de relatórios e resultados com pouquíssimos cliques.

Desta forma, sua equipe terá mais tempo para focar nas coisas que realmente importam, melhorando processos internos e focando no bem-estar do paciente.

Além disso, equipes médicas passam a sentir menos sobrecarga de trabalho, uma vez que a automação de algumas das tarefas, que antes eram feitas manualmente, garantem um maior bem-estar para o time.

7. Redução de erros médicos

Mencionamos acima que máquinas com tecnologia avançada tendem a ter uma maior precisão nos resultados.

Isso faz com o erro de diagnósticos reduza, e os pacientes tenham a possibilidade de receber o tratamento ideal desde o primeiro momento, garantindo muito mais sucesso durante os processos de recuperação.

Todo esse processo também melhora a reputação do hospital, afinal, por meio de diagnósticos e tratamentos corretos mais pessoas vão querer ser atendidas naquele local. Desse modo, além dos benefícios para quem já é paciente, existe também a vantagem de conseguir atrair mais pessoas para serem atendidas.

8. Mais segurança aos colaboradores e pacientes

Ao contar com a equipe de especialistas que cuidará das máquinas alugadas, o hospital também está investindo na segurança de todos. Equipamentos que deixam de funcionar de repente precisam urgentemente de reposição de peças e de reparos, oferecendo riscos para os operadores, por exemplo.

Já com uma equipe que faz visitas periódicas, fica muito mais fácil manter as máquinas funcionando e, com isso, assegurar que todos os que precisarem dela estarão a salvo.

A RTS é uma empresa de soluções para a promoção da saúde no Brasil, por meio da venda, locação, gestão e serviços em equipamentos hospitalares. Temos como proposta de valor manter leitos hospitalares sempre em funcionamento, para que seus clientes se preocupem com o que é mais importante: cuidar da saúde da população.

Quer saber mais sobre os nossos produtos e serviços? Acesse nosso site e confira!

COMPARTILHE: