Sabemos que o clima de uma Unidade de Tratamento Integrada é sempre de muita urgência para salvar vidas. Logo, tão importante quanto uma equipe médica qualificada, é a escolha dos equipamentos de UTI.
Isso porque, as máquinas serão responsáveis por auxiliar a sua equipe em diagnósticos e ações que precisam ser realizadas de forma rápida e precisa, sem abertura para falhas.
Por conta disso, listamos quais são os equipamentos que não podem faltar em sua UTI e a sua importância. Confira!
Eletrocardiógrafos
O eletrocardiógrafo é um aparelho de diagnóstico médico com a função de coletar e representar graficamente a atividade cardíaca. Sua versão analógica, que foi utilizada durante muitos anos, realizava essa função registrando as diferenças de potencial cardíaco mecanicamente no papel. Entretanto, esses aparelhos já se tornaram obsoletos com os avanços tecnológicos exponenciais que vivemos nos dias de hoje.
A partir desse progresso, foram desenvolvidos modelos de eletrocardiógrafos digitais, que possuem uma maior precisão na obtenção dos resultados do exame de eletrocardiograma, além de apresentarem total autonomia em relação ao modelo analógico.
Dessa forma, por meio da integração com uma plataforma de telemedicina, é possível ainda que o aparelho digital seja utilizado em áreas remotas — os resultados obtidos serão transmitidos via internet, permitindo, assim, a produção de laudos a distância de forma rápida, precisa e com qualidade.
Monitores Multiparâmetros
Podemos considerar o monitor multiparamétrico o cérebro das máquinas de uma UTI. Isso porque, ele é capaz de ler os sinais vitais do paciente, deixando as informações claras para toda a equipe médica. Existem diversos modelos, e a quantidade possível de parâmetros invasivos é um grande diferencial na hora de escolher qual adquirir.
Oxímetros
Existem diversos modelos de oxímetro. Um deles é o oxímetro de pulso no monitor multiparamétrico, um equipamento que monitora o paciente na UTI, no bloco cirúrgico ou em um quarto para medir os sinais vitais do paciente.
Além da mensuração do nível de oxigênio no sangue, ele também mostra a frequência cardíaca. Desse modo, é um equipamento que fornece uma monitoração básica, porém, fundamental para o acompanhamento do paciente.
Existem também os co-oxímetros, que conseguem medir parâmetros mais avançados como: carboxihemoglobina, metahemoglobina, hemoglobina total, índice de perfusão e índice de variedade pletismográfica.
Desfibriladores
O desfibrilador é um aparelho capaz de liberar rapidamente uma descarga elétrica no coração de um paciente que esteja sofrendo uma parada cardiorrespiratória, sendo capaz de salvar muitas vidas.
Cateteres e sondas
Existentes em diferentes tamanhos, formatos, tipos de flexibilização e materiais, catéteres e sondas são essenciais em UTI, uma vez que é por meio deles que os pacientes recebem medicamentos, alimentos, além do monitoramento da saúde da pessoa.
Ventilador pulmonar
O ventilador pulmonar tem como principal função substituir a respiração de um paciente que esteja incapaz de realizá-la. O equipamento assume todo o processo respiratório, deixando com que a pessoa consiga se recuperar durante o processo, já que não precisará fazer esse esforço. Por ser um equipamento utilizado em situações de extrema urgência, o ideal é optar por uma máquina que seja prática e rápida de configurar.
Tão importante quanto escolher equipamentos de qualidade para sua UTI, é essencial contar com fornecedores de confiança, capazes de auxiliar sua equipe médica em qualquer sinal de dificuldade.
A RTS Rio realiza a venda, locação, gestão e serviços em equipamentos hospitalares. Nossa proposta de valor é manter leitos hospitalares sempre em funcionamento, para que nossos clientes se preocupem com o que é mais importante: cuidar da saúde da população.
Por meio de equipamentos de ponta no mercado e uma assistência técnica no momento em que seu hospital precisa, garantimos o serviço que sua equipe necessita para garantir o melhor atendimento.
Tem interesse em saber mais? Clique aqui e conheça nossos produtos!