O leasing de equipamentos médicos é uma alternativa muito utilizada atualmente em clínicas, consultórios e hospitais. Essa é uma das novas possibilidades que surgiu para competir com outras formas de investimentos em equipamentos.

Para ter sucesso com o serviço optado por sua instituição, antes é importante conhecer cada uma das alternativas, analisando a melhor maneira de atender as necessidades e preferências, como forma de otimizar o investimento em equipamentos. Para entender melhor o conceito e as vantagens de escolher o leasing de equipamentos médicos, continue a leitura conosco!

O que é leasing?

Leasing é uma forma de aluguel que pode ser convertida em uma compra. Dessa forma, o contratante pode alugar um tipo de equipamento para o seu consultório ou hospital por um determinado período e, ao final do contrato, é possível optar pela compra daquele equipamento, com direito ao abatimento do valor que já foi pago durante o período de aluguel.

De maneira prática, podemos considerar que o leasing se trata de uma forma semelhante ao financiamento. No entanto, essa modalidade apresenta algumas ressalvas, como você verá a seguir.

Como funciona o leasing de equipamentos médicos

O leasing é uma modalidade amplamente utilizada por empresas e seu entendimento não é complexo. Veja pelo exemplo: uma instituição necessita de um equipamento com alto valor de custo e não possui recursos naquele instante, ou se possui, prefere não utilizá-los, para realizar uma aquisição.

Assim, o representante de uma empresa de equipamentos médicos relata as características do equipamento para que um banco faça a compra, financiando-o para a instituição a um prazo determinado. Ao término do contrato, a empresa pode ter as seguintes opções:

  • Renovar o contrato por mais um período de uso;
  • Devolver o equipamento arrendado;
  • Adquirir o bem pelo valor de mercado ou pelo valor residual previamente definido no contrato.

Diferença entre compra, leasing e aluguel

Para entender melhor a definição do leasing de equipamentos, é importante saber as diferenças entre a compra, o leasing e a locação. A compra dos equipamentos garante seu uso até o fim da vida do aparelho, sem a necessidade de devolução. No entanto, para isso, é preciso que o hospital ou clínica mantenha uma equipe especializada para ajustes e manutenção destes itens. Além disso, a gestão deve ter amplo conhecimento dos equipamentos.

Essa é a primeira opção dos gestores, afinal, é a mais comum entre as instituições. De forma geral, a compra de equipamentos médicos permite que os profissionais e pacientes tenham acesso à tecnologia de forma segura.

A funcionalidade dos equipamentos médicos adquiridos é garantida por anos. No entanto, ao comparar os detalhes para decidir entre comprar ou alugar equipamentos médicos, outros fatores devem ser considerados, como a manutenção preventiva e corretiva, treinamento especializado, disponibilidade de renovação por modelos mais atuais, além da rápida substituição em casos de falha.

No leasing, o equipamento é utilizado pela sua empresa, mas fica sob propriedade do banco/fornecedor. Por esse motivo, a modalidade funciona de forma similar a um aluguel. Contudo, o custo de manutenção, seja preventiva ou corretiva, atualização tecnológica e de operações continua sendo da empresa contratada.

Dessa maneira, o equipamento fica no nome da instituição financeira, servindo como forma de garantia de pagamento. Seus valores acordados devem ser quitados todos os meses, e, caso a instituição fique inadimplente, o equipamento é retirado.

Por fim, o aluguel de equipamentos médicos é uma alternativa que está conquistando o mercado da medicina há alguns anos por sua praticidade, economia e qualidade. O aluguel permite que o gestor solicite o equipamento somente durante o período de maior uso, sem que o item se torne obsoleto.

Ao alugar equipamentos o gestor não precisa ter conhecimento profundo sobre cada um deles, visto que a empresa escolhida será responsável por isso. Além disso, a aquisição por meio de aluguel apresenta diversas vantagens que superam a compra e ajudam a tornar a escolha mais fácil.

O melhor momento para realizar um leasing de equipamentos médicos

O leasing é uma boa opção quando uma instituição que deseja adquirir uma máquina ou equipamento não tem todo o recurso financeiro de imediato. Considerando que um hospital precise de uma bomba de infusão, eletrocardiógrafos e equipamentos de diagnóstico por imagem, o leasing pode ser uma operação vantajosa em relação à compra destes materiais.

É importante lembrar que a modalidade de leasing utilizada para equipamentos é o leasing financeiro. Como nessa categoria a empresa tem a intenção de adquirir o equipamento ao final do contrato, a probabilidade é que a manutenção seja bem feita.

Além disso, a instituição contratante deve pagar o aluguel em dia, visto que atrasos nos pagamentos podem acarretar na retirada do equipamento por parte da instituição financeira, sem que haja ressarcimento à empresa que a utilizava independente do valor já pago.

Trabalhar com o leasing permite que o contratante não precise investir tão alto em equipamentos no início. Dessa forma, o consultório ou hospital têm tempo para observar as demandas e a necessidade dos equipamentos em questão.

Benefícios do leasing de equipamentos médicos

Mesmo que o leasing seja uma modalidade muito utilizada, é fundamental avaliar seus benefícios, considerando se são suficientes para suprir as necessidades da instituição. Entre os benefícios do leasing de equipamentos médicos, estão:

  • A exclusão de pagamento do IOF (imposto sobre operações financeiras), necessário quando um financiamento é realizado;
  • Economia de juros, visto que são menores;
  • Possibilidade de devolver o equipamento ao final do contrato e, posteriormente, substituí-lo por outro mais novo;
  • Possibilidade de dedução do valor de um contrato de leasing do Imposto de Renda, o que reduz significativamente o valor a ser pago pela instituição;
  • Possibilidade de aquisição do bem ao final do contrato, com redução dos valores que já foram pagos durante o período de uso.

Ter máquinas e equipamentos médicos novos e bem cuidados permite manter os leitos em operação, melhorando a qualidade do atendimento dos pacientes e o aumento da receita da instituição. Por isso, modalidades como o leasing e aluguel de equipamentos têm mostrado cada vez mais vantagens para clínicas, consultórios e hospitais.

Ao escolher entre leasing ou aluguel de equipamentos médicos, é fundamental escolher uma empresa qualificada nesta área, com experiência e poder de inovação no mercado. E nós da RTS somos uma das maiores empresas de soluções inovadoras para promoção de saúde no Brasil. Ao optar pelo leasing com a RTS, a instituição de saúde não precisa envolver um banco, a própria RTS viabiliza financiamento. 

Ao ajudar na viabilização de diferentes unidades de saúde, sejam elas públicas ou privadas, por meio da venda, locação, leasing, gestão integrada e serviços em equipamentos hospitalares, nosso objetivo é manter os leitos hospitalares sempre em funcionamento, permitindo que os clientes tenham somente uma preocupação: o cuidado com a saúde dos pacientes.

Na gestão integrada de leitos da RTS, você acompanha o conceito da economia compartilhada, em que são adquiridos os benefícios do uso dos equipamentos. Dessa forma, é possível manter leitos em operação utilizando tecnologia moderna e sempre atualizada, garantido os melhores resultados.

Quer saber mais sobre nossa empresa? Então, conheça as opções de equipamentos para aluguel e leasing na RTS!

COMPARTILHE: