As inovações tecnológicas têm contribuído na mudança das rotinas de instituições de saúde, como clínicas, hospitais e consultórios. O surgimento do conceito de saúde 4.0 revolucionou a relação entre essas instituições e os pacientes.
Com a automatização, é possível aumentar a produtividade e segurança no atendimento, reduzindo os custos. Por isso, investir em tecnologia é a melhor forma de otimizar as tarefas e oferecer serviços de qualidade. Quer conhecer melhor o conceito de Saúde 4.0 e entender como ela é implantada? Então, continue a leitura do post de hoje!
O que é Saúde 4.0?
A Saúde 4.0 tem como foco o uso e a aplicação de tecnologias ao setor. Dessa forma, estão relacionadas a internet das coisas, armazenamento em nuvem, automatização e outras soluções que são essenciais para otimizar as rotinas hospitalares.
O objetivo da Saúde 4.0 é aplicar investimentos em tecnologia na medicina, buscando a prevenção de enfermidades e garantindo o bem-estar físico e mental dos pacientes. Assim, o conceito de Saúde 4.0 está relacionado à integração das ferramentas tecnológicas na área da saúde, envolvendo mecanismos automatizados e sistemas de gestão.
Qual a sua importância?
Com a finalidade de fornecer recursos para profissionais e pacientes, a Saúde 4.0 contribui na prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida. Desse modo, considerando que o foco no passado era em tratamento e cura de doenças, nos dias atuais, a tecnologia revoluciona ao permitir que a promoção de saúde e prevenção tenham a merecida atenção.
Essa revolução gera impactos na forma como os novos tratamentos são desenvolvidos, assim como o acompanhamento dos pacientes e a gestão de saúde. Com soluções tecnológicas é possível gerar conhecimento que auxiliam para que decisões acertadas sejam tomadas, como a avaliação de ações preventivas.
Como a Saúde 4.0 é aplicada?
Dentro da Saúde 4.0 existem diferentes recursos adotados para serem utilizados em hospitais, clínicas e consultórios, como forma de melhorar os processos e levar vantagens para profissionais e pacientes. Confira algumas formas de aplicação da Saúde 4.0.
Dispositivos médicos
As inovações na saúde abrangem desde métodos de curativos e equipamentos mais simples até instrumentos complexos, como implantes, marcapassos e máquinas de exames de diagnóstico por imagem. Esses dispositivos são usados para aumentar a qualidade do diagnóstico de enfermidades e recuperação da saúde dos pacientes de forma integral.
Telemedicina
A telemedicina ou telessaúde, como também é conhecido este sistema, permite que os atendimentos médicos sejam realizados à distância. Essa alternativa beneficia principalmente as populações afastadas dos grandes centros, além de ter se destacado e ganhado grande adesão durante a pandemia causada pela Covid-19.
Dessa forma, os profissionais podem fazer diagnósticos, consultas e tratamentos de forma remota. A telemedicina também inclui equipamentos que realizam a monitorização de parâmetros fisiológicos dos pacientes, como dos batimentos cardíacos, enviando esses dados diretamente para o médico, solução que permite o acompanhamento constante das condições de saúde.
Softwares médicos
Os sistemas de gestão médica e prontuários eletrônicos são usados para possibilitar a visualização de dados do paciente rapidamente, por meio de dispositivos móveis com acesso à internet, como tablets e smartphones.
Assim, em situações de emergências, o profissional pode tomar uma decisão de forma rápida e assertiva. Da mesma forma, em consultas de rotina, a verificação do histórico do paciente é mais fácil, garantindo um diagnóstico eficaz.
Quais os benefícios dessa tecnologia?
A inovação tecnológica é uma forte aliada no atendimento humanizado, objetivo de toda instituição que deseja oferecer o melhor serviço a seus pacientes. O auxílio da Saúde 4.0, com softwares de gestão, por exemplo, o médico pode ter agilidade no acesso às informações do paciente.
Assim, o tempo de consulta pode ser destinado para uma relação harmoniosa e humanizada. Além disso, os equipamentos tecnológicos usados dentro de uma instituição contribuem para um diagnóstico preciso, tratamento eficaz e recuperação completa.
Como inserir sua instituição na Saúde 4.0?
Para inserir esse novo conceito, as instituições devem se preparar para os desafios que virão. Isso porque, a fase de transição de procedimentos manuais para digitais gera impactos diretos em métodos e equipamentos médicos.
Da mesma maneira, causa impacto no trabalho dos profissionais envolvidos. Por isso, exigem treinamentos e período de adaptação, com mudança na cultura da organização.
No entanto, essas alterações fazem parte de uma transformação positiva, considerando os benefícios que a Saúde 4.0 gera para as instituições, como diagnósticos mais exatos, tratamentos eficientes, processos otimizados e aumento da produtividade.
Dessa forma, ainda que existam dificuldades na implantação da Saúde 4.0, elas podem facilmente ser enfrentadas no processo de transição. Portanto, é fundamental que a instituição tenha a visão nos benefícios que a aplicação dessa tecnologia apresenta na rotina de trabalho.
Gostou destas informações? Então, siga nossas redes sociais para ficar por dentro de mais assuntos como este. Estamos no Linkedin, Facebook e Instagram!