RTS

Confira as vantagens da aplicação da manutenção corretiva para hospitais e clínicas

Em uma instituição hospitalar, o bom funcionamento de equipamentos e materiais é fundamental. Por esse motivo, a aplicação correta da manutenção corretiva é a melhor forma de garantir que o trabalho continue sem riscos de evitar danos devido a falhas ou panes.

Ainda que esse seja o tipo mais caro de manutenção e demande certo tempo para sua realização, segue sendo a mais comum em hospitais, clínicas e consultórios brasileiros, sendo a principal na área da saúde. A seguir, saiba mais sobre este assunto e conheça as vantagens da manutenção corretiva!

O que é manutenção corretiva?

A manutenção corretiva está relacionada ao processo de restauração dos ativos, ou seja,  equipamentos, aparelhos e sistemas, após um período de inatividade devido a panes ou falhas no funcionamento.

Desse modo, fazer a manutenção corretiva significa solucionar problemas por meio de reparos, reajustes, ou mesmo pela substituição de equipamentos. Contudo, a manutenção corretiva depende de uma gestão eficaz.

Com isso, a partir de um planejamento bem realizado, a equipe técnica poderá iniciar a manutenção corretiva, percebendo também equipamentos que estão perto de apresentar falhas graves e identificando componentes que afetam o desempenho do ativo.

Isso porque, em muitos casos, a restauração ou reparo pode ser realizada antes que o tempo maior de inatividade atinja a continuidade dos serviços. Dessa forma, a manutenção programada contribui diminuindo as falhas mais graves.

A falta de planejamento e programação pode interferir nas atividades rotineiras da instituição, causando grande perda em diferentes aspectos. Entretanto, com uma equipe técnica especializada, que mantenha o gerenciamento de riscos, é possível que o tempo da manutenção corretiva seja mínima, evitando falhas e restaurando o desempenho dos ativos. Para que a manutenção corretiva seja realizada, é necessário:

  • Ter o registro das informações de danos do equipamento no formulário de solicitação de manutenção por meio do reparador;
  • Que o relatório seja concluído e a solicitação aprovada e entregue ao departamento de manutenção pelo coordenador;
  • Iniciar as atividades para reparo e restauração com base no relatório por meio dos responsáveis pela manutenção;
  • Descrever os resultados no formulário de relatório e na conta de custos de manutenção.

Qual a diferença entre manutenção preventiva e corretiva?

A manutenção corretiva é aquela indicada quando há algum dano no equipamento, comprometendo seu funcionamento. Por isso, ao contrário da manutenção preventiva, a manutenção corretiva não é programada, sendo realizada de forma imprevista, em meio a rotina do setor de saúde.

Já a manutenção preventiva é realizada em um determinado período de tempo. Ela funciona como uma revisão ou conferência, em que o equipamento é avaliado e restaurado conforme a necessidade para atingir sua máxima eficiência, evitando assim riscos aos usuários, como quebras e falhas.

Esse tipo de manutenção é feita de forma programada e contínua, em um sistema de rotação chamado de Programa de Manutenção Preventiva. Ou seja, nesse programa, sempre serão selecionados alguns equipamentos para  que seja realizado o procedimento.

De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, é preciso dar preferência aos ativos que precisarem de limpeza, lubrificação ou algum pequeno ajuste. Acompanhe alguns pontos que costumam ser verificados na manutenção preventiva.

Calibração e segurança 

Máquinas mal calibradas podem gerar resultados nebulosos, fazendo com que exista a necessidade de refazer o exame e até aumentar o risco de acidentes e eventos adversos durante a realização dos procedimentos.

Estes fatores contribuem para a redução da segurança dos pacientes e colaboradores e trazem um aspecto negativo financeiramente, além de expor a instituição em caso de falhas e acidentes graves.

Redução do número de pacientes por dia em determinados exames

Um equipamento que não recebe a manutenção necessária tem a sua vida útil reduzida. Ou seja, ao longo do tempo, ele não conseguirá atender tão bem as demandas, o que vai forçar o hospital a reduzir o número de atendimentos e procedimentos ou substituir o equipamento, o que trará impacto direto nos resultados de receita da unidade.

Cancelamento de atendimentos

Pior do que diminuir o número de atendimentos, é ter que pausá-los por completo por tempo indeterminado. Quando um equipamento apresenta falha, ele precisa ser enviado  para a manutenção, comprometendo todo o processo de atendimento do hospital.

Vantagens da manutenção corretiva

Fazer uma manutenção corretiva ou preventiva é fundamental para manter o bom funcionamento dos equipamentos hospitalares, garantindo eficácia e segurança na rotina das instituições. A seguir, conheça as vantagens de realizar manutenção corretiva.

Redução de custos

Vimos que a manutenção preventiva evita que as empresas utilizem recursos que não foram programados para os reparos de algum aparelho, principalmente aqueles essenciais para a rotina de trabalho. Desse modo, é possível economizar gastos, realizando o planejamento adequado.

Contudo, a manutenção corretiva também pode contribuir para minimizar os gastos, desde que seja feita em tempo hábil, evitando o cancelamento de procedimentos que podem comprometer o faturamento da instituição.

Aumento da vida útil dos equipamentos

Quando o equipamento se mantém em bom estado de conservação, ele precisará ser trocado com menos frequência. Por esse motivo, a manutenção corretiva é tão importante para as instituições. Ainda que o equipamento quebre, a troca rápida e adequada de peças restabelece seu funcionamento, evitando problemas futuros.

Garantia de assegurar padrões de segurança

As manutenções periódicas são a melhor maneira de garantir que as normas de segurança estejam em conformidade. Assim, atender aos padrões de certificação é a melhor maneira de garantir a eficiência de equipamentos, aumentando a confiabilidade nos procedimentos realizados.

Diminuição da necessidade de substituição dos equipamentos

Quando a vida útil dos equipamentos e materiais aumenta, é possível elevar sua função operacional, fator que contribui para a diminuição de reposições e substituições frequentes. Assim, com aparelhos bem cuidados, as trocas constantemente não são necessárias.

De outro modo, existem boas possibilidades de que falhas inesperadas aconteçam, seja por avarias nas peças ou danos, aumentando a necessidade de troca.

Otimização dos padrões de confiabilidade

Os equipamentos seguros costumam apresentar menores chances de funcionamento inadequado em exames ou tratamentos. Desse modo, é fundamental avaliar se os prestadores de serviços contam com simuladores e calibradores que sejam usados como referência. Assim, é possível que os parâmetros certificados sejam adquiridos, atestando se os equipamentos estão dentro das orientações do fabricante.

Tipos de contrato de manutenção de equipamentos

A manutenção de equipamentos conta com dois diferentes tipos de contrato para a formalização da parceria entre empresa e cliente: contrato por período ou contrato por demandas específicas.

O contrato por período é realizado quando a manutenção preventiva é acordada entre empresa e cliente. Esse documento é assinado quando o cliente conta com equipamentos maiores, em que os prejuízos causados por falhas podem ser enormes. Nesse modelo, geralmente é implementado um plano de manutenção preventiva, junto a um cronograma definido de ações.

Já o contrato de serviço sob demanda é aquele realizado para manutenção corretiva, específica, ou seja, feita a partir da falha de equipamentos e aparelhos. Nesse tipo de contrato, o faturamento é feito por serviços.

A RTS é uma empresa que oferece atendimentos avulsos de manutenção de equipamentos hospitalares e contratos com a locação de equipamentos médicos. Composta por uma equipe de quase 50 profissionais, entre engenheiros, técnicos e back office, a RTS Rio realiza mais de 700 atendimentos por mês, atuando na locação de equipamentos médicos, prestação de serviço técnico, manutenção preventiva, corretiva e calibração,  além de suporte e projetos de gestão integrada.

Quer saber mais sobre estes serviços? Então, confira a assistência técnica oferecida pela RTS Rio!

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare