RTS

Aprenda como fazer o controle de estoque hospitalar de forma eficaz

Uma gestão de materiais eficaz reflete na qualidade dos serviços prestados pela sua instituição. O estoque é o setor responsável por garantir que o hospital ou clínica tenha suprimentos para desenvolver suas atividades. Por isso, o controle de estoque hospitalar é essencial para tomadas de decisões certeiras.

De modo geral, esse departamento apresenta altos custos e grande fluxo de demanda. Quando não é gerido com eficácia, a falta de suprimentos pode influenciar na execução de atividades rotineiras e na prestação de serviço de qualidade. 

Já o excesso de suprimentos, pode representar perdas de mercadorias e prejuízos em alguns casos. A seguir, veja como manter o equilíbrio e realizar o controle de estoque hospitalar de maneira eficaz!

6 práticas para fazer o controle de estoque hospitalar

O controle de estoque hospitalar não é realizado apenas se baseando na compra de medicamentos e materiais médicos em bom preço. A manutenção do estoque está ligada diretamente à execução do atendimento e procedimento, assim como a qualidade dos serviços prestados que influenciam na satisfação do paciente e motivação do profissional. 

A seguir, acompanhe 6 práticas para não errar no controle de estoque hospitalar.

1. Faça inventários com regularidade

É fundamental entender o que consta no estoque hospitalar. Por isso, é preciso realizar inventários periodicamente, identificando quais são os produtos e materiais constantes e também a regularidade das saídas desses insumos.

Conhecendo o período de maior saída de um EPI (equipamento de proteção individual), por exemplo, é possível programar a reposição de forma adequada, evitando a falta de abastecimento.

2. Tenha atenção ao armazenamento

A forma como os materiais são armazenados no estoque também é importante para manter a eficácia na gestão. Isso porque, muitos medicamentos e insumos são sensíveis à luz e ao calor, e perdem suas propriedades quando não armazenados corretamente. 

Dessa forma, é importante ter atenção ao armazenamento, verificando quais as condições necessárias para cada item.

3. Mantenha o ambiente limpo e organizado

A boa manutenção do estoque hospitalar envolve também a limpeza e organização do local. Assim, é possível evitar a proliferação de fungos e agentes que podem interferir na integridade do produto.

Além disso, a organização facilita a recepção, armazenamento e distribuição dos itens solicitados, contribuindo para que o serviço seja mais prático, rápido e certeiro. O ideal é priorizar os produtos mais próximos do vencimento da validade, deixando-os sempre à frente.

4. Planeje a reposição para melhor controle de estoque hospitalar

A reposição do estoque deve ser realizada de forma antecipada, evitando que os insumos acabem. Afinal, esses materiais e medicamentos podem demorar meses para serem repostos. Por isso, é importante planejar a provisão dos insumos.

Essa tarefa pode ser feita de acordo com a saída  de cada item, priorizando  aqueles que são utilizados com maior demanda, e que devem ser repostos com maior rapidez. Manter o bom relacionamento com os fornecedores pode ajudar a evitar imprevistos nessa área.

5. Invista em um bom sistema de gerenciamento

Por fim, investir em um bom sistema de gerenciamento de estoque hospitalar contribui para garantir o controle eficaz. Assim, é possível reunir informações detalhadas sobre os insumos e procedimentos hospitalares, proporcionar a integração dos setores da instituição, e inserir dados importantes dos fabricantes e fornecedores.

Um bom  sistema de gerenciamento de estoque garante o fluxo de informações eficaz, melhorando o desempenho dos profissionais e diminuindo falhas, resultando em redução de custos e qualidade nos serviços.

O controle eficaz do estoque hospitalar é fundamental para evitar erros, manter o suprimento de insumos adequadamente e diminuir prejuízos relacionados a excesso de medicamentos e materiais. Por isso, investir em maneiras de torná-lo cada vez mais eficiente é fundamental para a instituição.

Gostou deste post? Siga nossas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como este! Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade